Linha do Tempo
Breve história da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e seus esforços para consolidar o ensino, pesquisa e extensão, na materialização de cursos de nível superior, e nas demandas por Programas Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu.
1909 – Em janeiro de 1909 surgiu à primeira instituição de ensino superior do país, a Escola Universitária Livre de Manáos.
1913 – Escola Universitária de Manáos passou a chamar-se Universidade de Manaus.
1965 – A Universidade do Amazonas instalou-se em 17 de janeiro de 1965, 39 anos após a desativação da Universidade de Manáos, incorporando além do Direito, incorporou outras unidades mantidas pelo Estado, as faculdades de Ciências Econômicas, Filosofia, Ciências e Letras, e Escola de Serviço Social de Manaus.
1970 – Implantação o primeiro polo no município de Coari.
1990 – Outra unidade de ensino superior incorpora-se à estrutura da UFAM – a Escola de Enfermagem de Manaus, anteriormente mantida pela Fundação Sesp, do Ministério da Saúde.
2002 – Criada como fundação de direito público e mantida pela União, a Universidade recebeu a denominação de Universidade Federal do Amazonas (UFAM) por disposição da Lei nº. 10.468, de 20 de junho de 2002.
2005 - Criação do Programa de Expansão do Ensino Superior, promovido pelo Governo Federal, que traz como denominação no Amazonas a sigla “UFAM Multicampi – O Amazonas é Nosso Campus” o qual originou, de forma geograficamente estratégica, cinco campus (Parintins, Humaitá, Coari, Benjamin Constant e Itacoatiara)
1965 – Foram criados os cursos de Contabilidade e Administração – Resolução n° 03, de 10/03/65 e Resolução n° 09, de 20/11/65, do Conselho Universitário, vinculados à Faculdade de Ciências Econômicas.
1974 - Com a vigência do seu primeiro Estatuto e a conseguinte implantação da reforma universitária, a Universidade do Amazonas adotou a estrutura acadêmica das Unidades Universitárias, em vez de estabelecimento de ensino. Entre as Unidades Universitárias, em número de 07 (sete), sendo 03 (três) Institutos e 04 (quatro) Faculdades, surgia a Faculdade de Estudos Sociais (FES), a que se vinculavam os cursos de Direito, Economia, Contabilidade e Administração.
1986 - Com a Resolução n° 13 do Conselho Universitário, desvinculou-se o Curso de Direito da Faculdade de Estudos Sociais. A FES, atualmente, abriga os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas com investimentos contínuos na qualificação do pessoal permanente para consolidar, ampliar e qualificar sua oferta local de formação de recursos humanos qualificados e capazes de atuar no mercado de trabalho, por meio da oferta de cursos de graduação e de formação específica Lato Sensu e Stricto Sensu.
2014 – O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) aprovou o Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFAM por meio da Resolução n° 17 de 16 de julho de 2014.
2017 – A UFAM destaca o Programa de Apoio à consolidação e ao Avanço da Qualidade da Pós-Graduação. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) tem como objetivo preponderante para a Pós-Graduação da UFAM a consolidação dos Programas de Pós-Graduação, por meio de Planejamento Estratégico para qualificar e melhorar os PPGs.
2020 – A Pós-Graduação é pauta prioritária da UFAM, ao desenvolver o Plano de Autoavaliação e Planejamento Estratégico da Pós-Graduação, com o objetivo de acompanhar e estruturar o trabalho de autoavaliação e planejamento de cada PPG com ações para início do novo quadriênio de avaliação, especialmente porque a CAPES determinou o ano de 2021 como um ano sabático.
2021 – Crescimento no número de Cursos e PPGs da UFAM, totalizando 49 Cursos com 35 PPGs: 31 programas de mestrado acadêmico; 4 programas de mestrado profissional; 14 programas de doutorado.
2024 – Reconhecimento do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Regional na Amazônia (PPGADAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é oficialmente reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conforme deliberação da 231ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024.
2025 - A homologação do PPGADAM por meio da publicação da Portaria MEC nº 213, de 20 de março de 2025.