Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aula Magna na FES Marca o Início da Primeira Turma do PPGADAM
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aula Magna na FES Marca o Início da Primeira Turma do PPGADAM

  • Publicado: Terça, 07 de Outubro de 2025, 16h27
  • Última atualização em Terça, 04 de Novembro de 2025, 15h05

O Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Regional na Amazônia (PPGADAM) deu início às suas atividades com a Aula Magna inaugural, realizada na noite de ontem, 6 de outubro de 2025, em um momento histórico para a instituição. O evento, que aconteceu no Auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES/UFAM), marcou o início das atividades da primeira turma de mestrado do programa e foi abrilhantado pela palestra "Em Busca de uma Ciência Responsável", proferida pelo Prof. Dr. Márcio André Veras Machado.

A solenidade contou com a presença de autoridades acadêmicas que prestigiaram o início do programa, como a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Professora Doutora Adriana Malheiro Alle Marie; o Vice-Diretor da FES, Professor Doutor Salomão Franco Neves; e o Coordenador do PPGADAM, Professor Dr. Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa.

 

Mesa de Honra da Aula Magna do PPGADAM

 

A celebração foi o ápice de uma década de persistência e planejamento. A jornada para a criação do PPGADAM começou com uma primeira proposta submetida à CAPES em 2014. Após uma segunda tentativa em 2020, o programa obteve sua aprovação em 2024, representando um marco para a Pós-Graduação na UFAM e no estado do Amazonas.

O Coordenador do PPGADAM, Professor Dr. Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa, acolheu os novos estudantes e destacou a importância da nova fase. "Hoje iniciamos uma jornada que certamente transformará não apenas a sua vida profissional, mas também a sua visão sobre o mundo dos negócios, da gestão e da inovação", afirmou. Em seu discurso, ele reforçou que o conhecimento é a "ferramenta mais poderosa para transformar desafios em oportunidades" e se colocou à disposição para apoiar os alunos na trajetória.

A primeira turma do Programa é composta por 14 discentes, selecionados após um rigoroso processo que atraiu 103 candidatos. Os novos mestrandos são oriundos de diversos contextos, incluindo o interior do Amazonas, capitais vizinhas e outras regiões do Brasil, o que demonstra o interesse nacional pelo novo curso.

O Professor Doutor Salomão Franco Neves, Vice-Diretor da FES, ressaltou o protagonismo da Faculdade de Estudos Sociais no desenvolvimento socioeconômico do estado ao longo de seus 70 anos de história. Ele lembrou que diversas autoridades, políticos, empresários e formadores de opinião são egressos da instituição.

O Vice-Diretor destacou que muitos desses ex-alunos retornaram como docentes e foram peças-chave na criação dos novos cursos de pós-graduação, um avanço que, segundo ele, é "fruto de muito trabalho". "Até alguns anos atrás, não tínhamos nenhum curso de pós-graduação stricto sensu. Agora, estamos com quatro programas, que são o resultado do esforço dos professores", afirmou. Ele concluiu dizendo que os novos mestrandos representam a próxima geração que irá contribuir para o desenvolvimento do nosso estado.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Professora Doutora Adriana Malheiro Alle Marie, parabenizou a todos pela conquista e expressou a felicidade da universidade com o novo curso. Em sua fala, ela fez um reconhecimento especial à Professora Selma Baçal, lembrando de sua grande participação e dos esforços para montar uma proposta (APCN) que garantisse a aprovação de um programa voltado ao desenvolvimento regional na Amazônia.

A professora Adriana Malheiro ressaltou que, se por um lado "foi um esforço muito grande para criar o programa", por outro, será necessário um esforço igualmente grande para mantê-lo. Ela destacou a importância de os professores continuarem publicando e os alunos desenvolverem boas dissertações, garantindo uma experiência de qualidade na pós-graduação.

O palestrante da noite, Professor Dr. Márcio André Veras Machado, Coordenador de área da CAPES, expressou sua felicidade com o evento e destacou a importância de se ter um mestrado acadêmico em Administração e Desenvolvimento Regional na Amazônia. Ele revelou ter sido um dos avaliadores da proposta do curso e disse estar muito feliz em retornar à UFAM, desta vez para a aula inaugural do programa que ajudou a aprovar.

O PPGADAM nasce para responder a uma demanda histórica por formação qualificada em Administração, com um olhar voltado para o território, os desafios locais e a construção de soluções sustentáveis e inovadoras para a Amazônia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página